a bofetada
No dia 06 de junho, fui pela primeira vez ao teatro ISBA, em Ondina e assisti a maravilhosa peça A Bofetada. Em outras oportunidades já tinha assistido a algumas pequenas apresentações, mas a ida ao ISBA foi diferente, foi ótima.
A linguagem artística do teatro é única, contagiante. Ver os atores em cena nos faz pulsar junto com eles em cada momento da peça, o teatro seleciona os grandes talentos e nos faz refletir, dentre outras coisas, sobre a capacidade humana de usar o corpo para expressar idéias, sentimentos e sensações. A Bofetada é uma comédia muita divertida e a cara da Bahia, que expressa como ninguém a cultura dos baianos. Os idealizadores da peça retratam suas idéias em vários esquetes, passando pela música, pelas expressões corporais e verbais, pelo vocabulário baiano, por gestos,… arrancando boas risadas e fazendo questionamentos por meio do humor. A comédia trata de realidades que enfrentamos diariamente de forma irreverente, irônica e alegre e também aborda aspectos dos clássicos.
A experiência de ter assistido A Bofetada foi muito marcante, agradável e nova. Penso que as artes trazem a nós coisas boas e desperta a sensibilidade. Já ouvira falar várias vezes da Companhia Baiana de Patifaria, mas nunca tinha assistido a nenhuma produção do grupo. Havia em mim certo preconceito em relação ao teatro produzido na Bahia devido a um apelo exagerado que existia em relação à sexualidade e a utilização de palavrões, essa “cultura baiana” antes difundida não era minha e nem dos que conhecia, hoje penso que as coisas mudaram bastante, eu também mudei bastante.
Ir ao tetro, ao museu, ler algo diferente do habitual e conhecer o cinema Camp, foram experiências únicas. Sinto um divisor de águas ocorrendo depois do contato com os grandes autores e o contado com as artes. Espero continuar a trilhar esse caminho, que é também de autoconhecimento.

3 Respostas to “A Bofetada”

  1. carolinamorais23 said

    As personagens acima são respectivamente: Pandora e Fanta, as minhas preferidas na peça.

  2. Seu comentários são bons. O blog também tem textos informativos. Precisa, no entanto, usá-lo mais.

  3. Oi,

    Seus comentários são bons. Mas o blog é muito burocrático. Se cada pessoa tem que preencher tudo isso para deixar um comentário, desiste. Veja como alerar isso.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: