O filme do diretor Pedro Almodóvar que assistir foi Volver. Volver é uma produção muito interessante, com um enredo envolvente e que me fascinou do inicio ao final. Conta a historia de uma família, suas minúcias, segredos, traumas e problemas. Raimunda (Penélope Cruz) confronta-se com seu passado em uma situação vivida por sua filha. O filme trás uma questão que infelizmente é mais comum do que gostaríamos: o abuso sexual na infância e adolescência e as conseqüências disso.

Para além do enredo do filme, a estética envolvida nos personagens, nas cenas e nos objetos é muito marcante pela vivacidade, cores e intensidade. A forma como as questões foram tratadas também é muito peculiar, durante o filme acontece um assassinato e a personagem principal agiu diante da situação demonstrando uma força e grande frieza para resolver a situação.

Depois de assistir, sentir a necessidade de ler o texto “Notas sobre Camp” e pude perceber mais claramente características dessa forma de sentir a arte, muito presente no filme. A sensualidade, a extravagância e o exagero trazidos pela autora Suzan Sontag em suas reflexões sobre o Camp foram percebidas durante o filme. Na obra, cada uma das personagens, em algum momento se deparam com vivências e sentimentos que estavam guardados no passado, mas que precisavam ser confrontado e resolvidos. Foi o que aconteceu com Augustina quando questiona o que aconteceu com sua mão, com Sole quando se depara com seu medo dos mortos, com Irene quando é perdoada, pela filha de Raimunda quando descobre sua identidade e por Raimunda quando perdoa a sua mão. Momentos marcados pela solidariedade e companheirismo, tão em falta nos dias atuais. Um filme que vale muito a pena assistir.

2 Respostas to “Filme – Volver”

  1. Percebo que pelas postagens de blog que vejo por aí sobre filme de Almodóvar este adora temáticas polêmicas. É pedofili, [é abuso sexual. Vou assistir logo um filde dele para postar também.
    Beijos

  2. Edvaldo Couto said

    Oi,

    Gosto das suas postagens. Mas são poucas. Uma mesma ação deve gerar várias postagens, por exemplo, uma visita ao museu ou uma leitura. Enfim, seja mais frequente no seu blog e também nos comentários.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: